5.5.16

RESENHA #GIRLBOSS + IT BY ALEXA CHUNG.

Em algum momento do ano passado - junho // julho se não me engano - ocorreu mais um daqueles “fenômenos Lena Dunham” no instagram. O sucessor de "Não sou uma dessas” // novo item de desejo de toda a população era um livro chamado #GIRLBOSS ( e adivinha de quem é a critica estampada na capa? Isso mesmo, da própria Lena! ) e eu, como a boa internet kid que sou, já fiquei querendo entender o hype por trás da obra. 


Conheci a Sophia - autora do livro - em 2012 quando resolvi comprar algumas coisinhas pela loja dela, a Nasty Gal. Até então eu nunca tinha dado muita bola para ela, mas esse ano perto do lançamento de uma coleção da loja com a Courtney Love descobri que ela também comandava um podcast chamado #GIRLBOSS Radio. Meu ritual de manhã era me arrumar ouvindo a Sophia entrevistar mulheres #Girlbosses que já haviam deixado a sua marca no mundo e assim cada vez mais minha curiosidade pelo livro  foi aumentando. Até que um dia um site que eu gosto muito - chamado Book Depository - lançou uma promoção maravilhosa e lá fui eu em mais um rancho literário.


Antes alguns aspectos técnicos: a minha edição é a em inglês publicada pela Penguin, mas pelo que pesquisei a Seoman também publica ele aqui no Brasil. O livro possui 241 páginas e tem uma diagramação bem tranquila de ler! Inclusive eu sou apaixonada pela entrada de cada capítulo  

Um resumo básico: para quem não sabe a Sophia é a CEO de uma loja virtual famosona chamada Nasty Gal. Dessas que vendem itens super festival de música // gente cool do tumblr, sabe? haha. A carreira da Sophia começou no e-bay vendendo roupas vintage e é sobre essa trajetória que ela vai nos contar ao longo do livro. Ele é uma mistura de dicas para a vida pessoal e profissional, mas com uma linguagem super fácil de compreender. A leitura flui facilmente! Se eu pudesse definir esse livro com apenas uma frase com certeza seria: uma carga imensa de inspiração. Sabe quando você termina de ler algo e sente vontade de dominar o mundo? Então! Sério, eu recomendo fortemente que todas vocês leiam esse livro. Leitura obrigatória para a vida. 


Ainda dentro desse meu rancho literário via Book Depository resolvi aproveitar e comprar o tão famoso livro da minha fashion icon oficial Alexa Chung, ItEu entrei em uma fase super 〜 Quero Ser Alex〜 agora em 2016 e lá fui eu cheia de expectativas comprar seu livrinho esperando algo super #GIRLBOSS. Resultado: até agora estou tentando me decidir o que sentir sobre ele, mas aqui vamos nós…

Esteticamente ele é o livro mais lindo que eu já vi. Isso que a minha versão nem é aquela da capa de tecido super minimalista que a galera  tem! As páginas são super grossinhas, diagramação maravilhosa e imagens em páginas foscas Quem publica lá fora também é a Penguin e, infelizmente, até onde eu sei // pesquisei o livro nunca ganhou uma versão em português.


Creio que meu erro foi ter comprado It esperando algo com um caráter autobiográfico mais sério, e na verdade ele é quase um livro de arte. Eu juro para vocês que o livro tem 192 páginas e pelo menos 50% são apenas com fotos // ilustrações. Uma mais linda do que a outra, pontos para a Alexa nesse quesito, mas sabe? haha. 

Eu gostei muito das páginas iniciais onde ela fala sobre suas referências, me senti super dentro da mente de Alexa Chung - que era exatamente o que eu queria. Ela vai de Anna Karina até Wednesday Addams, o que se a gente parar para pensar tem a carinha dela mesmo. Depois de um tempo o livro começa a se perder. São parágrafos aleatórios seguidos de mais parágrafos aleatórios nível “como sair de um taxi”. 

O livro tem o jeitinho dela: cool e despojado. Bem estilo diário mesmo! Nunca pensei que usaria esses adjetivos em uma resenha literária, mas tudo bem. Acho que o meu conselho final seria: compre se você for muito muito fã da Alexa e tenha em mente que é um livro de mesa de centro da sala, sabe? Eu garanto que se eu estivesse na casa de alguém eu ia amar folhear pelas páginas dele! Juro. 


E vocês? Já leram algum desses dois? O que estão lendo no momento?
Me contem nos comentários!
Beijinhos beijinhos,

Sophia.

8 comentários :

  1. Eu adorei o #GIRLBOSS, ele inspira e empodera a gente, do tipo de colocar a gente lá em cima e dizer: "VOCE PODE TUDO" hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm! É bem isso ♡
      Nas primeiras páginas eu já estava me sentindo a rainha do mundo hahahaha
      bjss :*

      Excluir
  2. Uai... uai... uai... eu vou comprar esse trem porque agora eu fiquei curiosa pra saber sobre isso, pelo que li ali ele é maravilhoso então porque não comprar né

    https://tudoinfoco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu juro que não vai se arrepender! Depois me diz o que achou ♡
      bjss.

      Excluir
  3. Já vi tanta gente falando tão bem de Girlboss que adicionei na lista sem medo, mas ainda não li. Agora, nunca tive muita paciência pra Alexa, mas isso porque nunca realmente procurei me informar sobre quem, o quê, por quê, essas coisas. Pra mim ela é só uma garota bonita que está em absolutamente todos os shows legais do mundo, HAHAHA. Me conhecendo, acho que vou ficar só com Girlboss mesmo ;)
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É MARAVILHOSO!! hahaha

      Super entendo esse pensamento sobre a Alexa, inclusive sou meio assim também hahaha mas ela tem uma série bem boa no youtube para quem gosta de moda!

      Lê GirlBoss e depois me diz o que achou ♡
      bjss

      Excluir
  4. Como você faz esses desenhos na foto?? Acho lindas tuas edições :))

    lollarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faço tudo no gimp ♡ no caso essas flores eu encontrei para baixar no pinterest!
      bjs bjs e obrigada!

      Excluir