18.3.15

"CALM DOWN, BEYONCÉ" : VESTIBULAR.


 Oláar, migos. Hoje vamos falar sobre algo que todo mundo já passou ou ainda vai passar na vida: aquele momento triste em que seu filme favorito do Oscar não leva o prêmio para casa. BRINKS. O assunto de hoje é vestibular, mas ainda não superei a derrota de Boyhood. Enfim…algumas pessoas disseram que queria ver esse post e aqui estou eu para compartilhar um pouco do que eu passei/aprendi ~ e fiz tanto drama ( cof cof vamos lembrar desse post cof cof ) ano passado.



VAMOS IGNORAR ESSA INTRODUÇÃO QUE EU FIZ HÁ ANOS ATRÁS, MAS POR SINAL EU AINDA NÃO SUPEREI.

ENFIM....

 Vestibular. 10 letras. 1 sentimento. Desespero. 
 Se você for uma pessoa normal, é claro. Se você não for: migo, tenho inveja de você. De verdade.

 Bom, eu resolvi prestar vestibular logo após sair do colégio, ou seja, tive que estudar simultaneamente o conteúdo do último ano + conteúdo do vestibular. Quase enlouqueci? Sim, mas muita hora nessa calma. É possível sim e eu sou a prova viva disso. 

// KIT DE SOBREVIVÊNCIA VESTIBULAR DA SOPHIA // 

(1) Paciência.
(2) Calma.
(3) Mais calma.
(4) Um pouco mais de calma porque está pouco.
(5) Uma agenda. 
(6) Foco.
(7) Post its + lugar para anotar. 
(8) MIGA, DESLIGA O CELULAR NA HORA DE ESTUDAR. LARGA O INSTAGRAM E PARA DE TWITTAR !! BEIJOS.
(9) Lista de conteúdos.
(10) Calendário e horário de estudos. 

Com esses 10 itens você está pronta para passar no vestibular. Risos. Okay, não é assim tão simples, mas eu juro que os itens (2,3,4) e (6) são fundamentais para não perder a cabeça. Agora um fato: todo mundo perde a cabeça. É normal. Eu juro. CALM DOWN, BEYONCÉ. Vai dar tudo certo no final se você estiver determinada. 

// ORGANIZAÇÃO //

Bom, depois de colocar a cabeça em ordem é hora de montar um cronograma de estudos. Dica: Não faça como eu que só fui seguir o planejamento rigorosamente 2 meses antes do vestibular e acabei com as paredes ( e cortinas !!! ) lotadas de resumo 1 semana antes da prova. Vários sites como o Guia do Estudante disponibilizam arquivos para baixar grades de horários! Acho que isso pode ajudar muita gente, inclusive recomendo o site para estudo também! 

// SITES QUE PODEM AJUDAR //

Depois que tudo estiver organizadinho é hora de estudar. 
Aqui estão alguns sites ~ video aulas ~ que me ajudaram muito ano passado ( além do Guia do Estudante que eu mencionei acima)

 (1) Aula De - principalmente as aulas de literatura!
 (2) Descomplica - no youtube só tem pequenas partes das aulas, mas algumas ajudam sim!

Dica: o youtube é seu melhor amigo.
Dica #2: faça simulados! 
Para quem estava estudando praticamente sozinha ~ tirando uma aula de revisão no colégio uma vez por semana ~ essas vídeo aulas fizeram milagres. Recomendo com todas as forças 

// COMO NÃO PERDER A CABEÇAsó um pouco //

Não tem muito mistério: vestibular é foco e organização. A parte mais difícil é não perder a cabeça. Aqui estão algumas diquinhas:

(1) Tenha sempre um livro ou algo para relaxar de vez em quando.
(2) Favor dormir direitinho ou terá que beber litros de café como eu comecei a fazer.
(3) Estudar O DIA INTEIRO SEM DESCANSO só vai te deixar louca.
(4) Não adianta enlouquecer um dia antes ( eu rs ). Não deu tempo de estudar tudo? Paciência. Vai assistir filme o dia inteiro ~ relaxxx
(5) Faça listinhas de tarefas todos os dias! Ver que completou tudo no final do dia vai te deixar mais tranquila. 

// DESESPEROS //

(1) NÃO PASSEI. MINHA VIDA ACABOU. ME ODEIO. SOCORROOOOO

R: Vestibular tem TODO ANO. TODO ANO. TODO ANO. TODO ANO. Repito: TODO ANO. Um dia vai dar certo, eu juro. Se você estudar, é claro. RISOS

(2) Sophia, não sei o que quero fazer da vida. O QUE EU FAÇO SOCORRO?

R: First things firsts: c-a-l-m-a. 
Pensa comigo: tu é obrigada a entrar em uma faculdade assim que sair do colégio? Não. 
Tu é obrigada a saber direitinho o que quer da vida com 17/18 anos? Não. Tem gente que tem 30 e ainda não sabe. 
Existem três opções: (a) Tire um ano para viajar. (b) Tire um ano para fazer mil cursos diferentes até encontrar o que gosta. (c) Comece a cursar o que mais te agrada. Vai que você gosta?! Se você não gostar SEMPRE existe a oportunidade de trocar. Tenho colegas que estão na segunda > E ATÉ TERCEIRA < faculdade. Tem tempo de sobra :)

(3) AI MEUS PAIS QUEREM QUE EU FAÇA ISSO, AQUILO, LALALALALA

Quem vai fazer a faculdade mesmo? Quem vai passar a vida inteira trabalhando naquela área? Pois é. 
Desculpa, pais. Mas curso de faculdade é algo que > você < e SÓ > você < tem que QUERER. Entendido?
E se serve de consolo: quando eu resolvi que queria fazer Cinema meus pais não gritam: OMG QUE BOM ERA EXATAMENTE ISSO QUE EU QUERIA QUE TU FIZESSE!! UHUUUUUL mas agora eles aceitam numa boa. 

♡ Se rolar uma crise existencial pode me chamar lá no ask que estou disponível para conversar 

(Thanks, Bianca Del Rio. )

Bom, é isso!!
Espero que tenha ajudado alguns de vocês :)
Beijinhos e boa sorte 

P.S: Achei que seria legal criar essa nova tag no blog chama "Calm Down, Beyoncé" onde eu falo/dou dicas sobre assuntos que fazem as pessoas perderem a cabeça E A CALMA!!! Risos. Vocês tem alguma sugestão para o próximo tema? Deixem nos comentários!

18 comentários :

  1. Queria um tag no blog para pessoas chatas chamada: need help packing? hahahahaha

    Adorei as dicas, já passei pelo vestibular e bem isso mesmo, a maioria das dicas que você deu eu usei e realmente ajuda, tem muito material na internet pra estudar, outra dica é resolver as provas anteriores da universidade ou do enem, isso ajuda MUITO!

    Nem Paris Nem NY - Estilo, decoração e música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA ADOREI VOU SUPER FAZER ♡ DHASHDAHSDHAHDHHADASD

      Que bom que gostou ♡ ♡

      Excluir
  2. ai já passei da fase do vestibular (mas mesmo assim li as dicas e adorei) e posso dizer que existe ma coisa nesse mundo muito mais triste do que a sensação de não passar: A DERROTA DE BOYHOOD

    #nunca #vamos #superar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A DERROTA DE BOYHOOD FOI O ACONTECIMENTO MAIS TRISTE DE 2015 !!!!! #nunca #vamos #superar (2)

      Excluir
  3. Olha só, adorei as dicas, já passei no vestibular e não cursei por falta de tempo.
    Mas esse ano quem sabe =D
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  4. Eu quero jornalismo e tô pirando porque a nota de corte é alta hahaha
    também tô tendo que conciliar ultimo ano com cursinho, porque o faço na escola, ontem eu comecei e já to maluca :( não sei se vou aguentar essa vida não hahaha
    amei o post viu? obrigada pelas dicas, usarei todas! <3
    http://hiperboleparticular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! ♡
      Vai dar tudo certo, boa sortee.

      Excluir
  5. hahah suas dicas além de ajudarem ainda faz a gente se divertir a beça! Acho que todo mundo perde um pouco da calma e fica meio desorganizado na hora de estudar,faz parte hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YEYYY Adoro ouvir isso ♡ ♡ dahsdhashdhasdasd

      Excluir
  6. Gostei da taga hehe, aliás te indiquei em uma, não sei se você já respondeu alguma vez ou já foi indicada. Enfim :) http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/2015/03/tag-de-tudo-um-pouco.html

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, pelo o que me falam é bem assim mesmo. Ano que vem eu acabo o ensino médio e vou fazer vestibular. Mas acho que vou ficar 1 ano terminando os cursos e pretendo fazer um intercambio, ai depoois vou ficar totalmente focada no vestibular.
    Conta pra gente se passou pra faculdade que voce queria,se ja começou e como esta sendo pra voce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser uma boa ideia ♡
      Vou contar sim!!! Acho que o próximo post nesse estilo vai ser sobre a faculdade :3
      Beijinhosss.

      Excluir
  8. Estou em ano de vestibular e nunca me identifiquei tanto com um post <3 Eu estou até escrevendo um sobre o mesmo assunto no meu blog e vou até citar o seu post como uma ajuda extra sabe? hahaha
    E pra mim que quero medicina a cabeça fica pirada mesmo! Comecei a estudar em Fevereiro e ainda não me sinto confiante(o que é um absurdo porque ainda faltam meses pro vestibular né?)
    Enfim, adorei o post, e espero poder comentar com mais frequência aqui, beijosssss!

    www.elaescreveu.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber ♡ Depois me manda o link para eu ir ver seu post !
      Boa sorteee :3

      Excluir
  9. achei esse post maravilhoso sim, thnkx :*

    ResponderExcluir